top of page
Ensino Fundamental
Séries finais - 6º ao 8º Ano
Nossos diferenciais
Projeto de Educação Bilíngue
Robótica e Programação | Projeto Maker
Trilha da Atualidade
8º e 9º Ano
Projetos de Sustentabilidade
Laboratório
de Ciências
Participação em Olimpíadas Científicas
Voluntariado
Monitoria de Língua Portuguesa e Matemática
Mostra de Conhecimento
e Mostra Bilíngue
Educação Financeira
Aula de
Campo
Projeto de Educação Bilíngue
O programa de educação bilíngue é personalizado e acontece de forma integrada a outras áreas de conhecimento, favorecendo o diálogo com outras culturas, por meio da implementação de um currículo que estimula a pensar na realidade em seus constantes processos de transformação.
Comunicação Escola-Família
O Colégio Fazer Crescer é um dos agentes educativos que atua na sociedade para favorecer o desenvolvimento pessoal e integral de seus alunos, tendo a família como uma forte aliada, por meio de:
• Entrevista com os pais de novos alunos;
• Escola de Pais (palestras);
• Módulos Informativos - reuniões dirigidas, por sala, pelo professor regente sobre o fazer pedagógico do Colégio;
• Reuniões sobre assuntos específicos solicitados pela escola ou pelos pais;
• Informes Avaliativos;
• Questionário de avaliação dirigido aos pais, o que possibilita ajustes importantes tanto em aspectos pedagógicos quanto funcionais.
Projeto de
Sustentabilidade
O CFC inclui a temática do desenvolvimento sustentável em um projeto transversal, que permeia toda nossa prática educativa. Gestão de Resíduos, Horta Orgânica, Hidroponia, Reaproveitamento de Águas cinzas e pluviais e Captação de Energia Limpa e Mobilidade Urbana.
Esses projetos são acompanhados de estudos de campo e levantamento de situações-problemas e busca de soluções para os problemas existentes nas comunidades locais.
Voluntariado
O CFC, em parceria com a Visão Mundial – ONG humanitária presente em mais de 100 países –, viabiliza os projetos: a Ternura Começa em Mim e o MJPOP (Movimento Jovem de Políticas Públicas); este último, propõe intervenções em comunidades que estão em vulnerabilidade socioeconômica. Uma vez cumpridos os requisitos necessários à participação nesse projeto de voluntariado, o aluno recebe um certificado de participação reconhecido internacionalmente.
Educação Financeira
A Base Nacional Comum Curricular inclui a educação financeira como um tema transversal, trabalhando conceitos como receita e despesas, juros compostos e hábitos de consumo. No CFC,
o projeto nasceu de uma parceria entre matemática e inglês, e hoje acontece do Fundamental 2 ao Ensino Médio.
De acordo com a faixa etária, são trabalhados conceitos como preço versus valor, o excesso de estímulos ao consumo na internet, a história do dinheiro, a diferença entre poupar e economizar, a visão bíblica sobre como devemos utilizar os recursos que recebemos, tipos de investimentos e outros
Laboratório
Nosso laboratório é um espaço organizado e cuidadosamente equipado para a realização de pesquisas e experimentos científicos.
Uma sala completa, que permite a prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Robótica e Programação
Projeto interdisciplinar que trabalha habilidades como: trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico; e que chega no Fundamental 2 com a metodologia do “Faça você mesmo” agora em Robótica e Programação.
Nas aulas de Robótica, os alunos envolvem-se com a tecnologia de forma ativa e adquirem conhecimento de programação, software e hardware.
Olimpíadas de Matemática
A fim de ampliar o conhecimento matemático, nossos alunos são preparados e incentivados a participar anualmente da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas e Privadas) e da Olimpíada Internacional CANGURU de matemática, conferindo medalhas e certificados.
Trilha da Atualidade
A Trilha da Atualidade é um programa de disciplinas que abrange os 8°s e 9°s Anos do Ensino Fundamental II, um período da vida do adolescente marcado por diversas transformações e questionamentos sobre a vida. Pensando nisso, abordamos temáticas recorrentes na nossa sociedade, como Direitos Humanos, Política e Cultura e outras, a partir da escuta desse adolescente em seus questionamentos, para propor perspectivas sobre essas temáticas alinhadas a uma cosmovisão cristã, usando como referenciais teóricos os grandes autores da filosofia reformacional. Além disso, trabalhamos a capacidade argumentativa do aluno para ampliar o seu repertório sociocultural, indispensável às redações do ENEM e do SSA, e com isso contribuímos para a formação de um sólido motivo básico no coração dos nossos estudantes.
Integração de Projetos
Todos os projetos pedagógicos e socioambientais promovidos pelo CFC têm uma razão de ser: proporcionar a aquisição e o desenvolvimento, por parte de nossos alunos, de certas competências que vão além da sala de aula, tais como: empreendedorismo e pensamento crítico, autogestão, autoconhecimento, autonomia, comunicação e capacidade argumentativa, senso crítico e conhecimento prático.
Eventos
bottom of page