1º SIMPÓSIO DE PAIS CRISTÃOS

Família, escola e igreja na educação dos filhos

No último sábado (03), o CFC lançou o 1º Simpósio de pais cristãos, no auditório do Ecoprédio Rute Vitalino, com o tema Educação Cristã: Escola e Família, cujo objetivo foi discutir a respeito do papel da família, da escola e da igreja, bem como aprimorar o entendimento do conceito de Educação Cristã. Os preletores foram o Pr. Jaidson Araújo e o Pr. Daniel Martins, que abordaram o tema de modo descontraído e evidenciaram a importância de fortalecer a parceria entre família e escola no papel de educação dos filhos.

Além disso, o simpósio incluiu dois workshops, um com o tema Amor, perdão e graça como bases estruturantes para a educação cristã, comandado pelo prof. Kerley Muniz; e outro intitulado Educação com mediação de sentido, comandado pelo prof. Yan Costa.

Ao expressar sua satisfação por ter participado, a mãe e empresária Janaina Guerra destacou: “O 1º Simpósio, para mim, foi surpreendente! O que mais chamou a minha atenção foi, de fato, saber a diferença entre uma educação cristã e uma educação religiosa.”

Já o Pr. Jaidson trouxe as perspectivas bíblicas acerca do tema. "Vimos qual é a importância da educação e quais as responsabilidades delegadas por Deus à família. Não somente como uma mera comunicação e conceitos, mas percebermos a educação como uma mediadora de sentido para a vida. Foi enriquecedor!"

Nesse sentido, o prof. Yan Costa completa: “É importante pensar em como a educação cristã utiliza o processo de ensino e aprendizagem para abrir janelas de transcendência, que levam o aluno a pensar além do muro de contenção do secularismo.”

Desse modo, além de reforçar a visão já existente na escola, qual seja, de proporcionar uma educação guiada pelos princípios cristãos, o simpósio foi fundamental para estreitar a relação com os pais dos alunos da comunidade escolar, ouvi-los sobre como tem sido esse processo com os seus filhos e, por fim, construir alternativas para aprimorar cada vez mais a caminhada educacional.