Um sonho de mãe

A obra Noite estrelada, de Van Gogh, inspira a comemoração das mães na Educação Infantil

Uma semana inteira de atividades para comemorar uma das datas mais esperadas do ano, o Dia das Mães, é o que o CFC está promovendo, até a próxima sexta-feira (11), para as mães dos alunos da Educação Infantil dos turnos da manhã e da tarde. “Organizamos tudo influenciadas pelo tema escolhido para este ano, Um sonho de mãe, que, por sua vez, teve inspiração na tela Noite estrelada, do pintor Van Gogh”, explicam as coordenadoras da Educação Infantil Janira Oliveira e Kelly Vidal.

Antes da apresentação das crianças para as mães, um dos momentos mais emocionantes da comemoração, a professora de literatura Cláudia Gomes usou um conto de sua autoria, cujo título é o mesmo da festa, para chamar a atenção das mães. “Criei uma ficção com o objetivo de chamar as mães para uma reflexão acerca do amadurecimento emocional dos filhos, dando a eles a liberdade de sonhar”, e finalizou deixando para elas a pergunta: “Em que lugar vocês estão no sonho dos seus filhos?”

Juliana Maciel, 41, servidora pública e mãe de Maya Maciel, 3, aluna do Maternal 2, disse que a pergunta realmente provoca nos pais uma reflexão importante. “Particularmente, tenho ajudado minha filha a sonhar e quero que ela seja muito feliz”.

As professoras de arte Ana Célia Marques e Karina Silva montaram um painel gigante com uma réplica do quadro de Van Gogh para ambientar um dos espaços do colégio e fazer mães e alunos sentirem-se dentro da tela Noite estrelada. “Estamos fazendo uma releitura da obra com recortes e colagens feitas pelas crianças em companhia das mães”, observou Ana Célia Marques.

E se é para permanecer no clima da festa quando for pra casa, este ano o CFC reservou três tipos de presentes para elas: uma camisola, um travesseiro e uma almofada cervical para viagem. O presente é para todas as mães dos alunos do Maternal ao 5º ano do Ensino Fundamental.