Apresentação de teatro marca abertura dos projetos de meio ambiente na Educação Infantil

A linda rosa juvenil, clássica cantiga de roda, ganhou contextualização no palco

Recife, 3 de setembro de 2019 - Idealizada pelas professoras do Atelier e da Biblioteca, Ana Cecília Marques, Danielle Sena e Íris Real, a peça de teatro apresentada pelos alunos do Grupo 2 da Educação Infantil teve como fonte de inspiração a clássica canção popular A linda rosa juvenil, que, junto com outras cantigas de roda, está incluída nas tradições folclóricas de inúmeros países, e incorporam elementos de diversas culturas, como a africana, portuguesa, espanhola e indígena. “Fizemos uma junção do teatro com a natureza para levar às crianças os conceitos de preservação do meio ambiente, mostrando a elas como os jardins são sensíveis e, portanto, precisam ser bem cuidados para continuar dando flores”, explica Danielle.

De acordo com a coordenadora da Educação Infantil Kelly Vidal, durante todo o mês setembro os alunos do Maternal 1 ao Grupo 3 irão trabalhar diversas formas de preservação da natureza com uma abordagem global. “O amigo animal é o nome do projeto que será trabalhado com as crianças do Maternal 1, já o das crianças do Maternal 2, será Descobrindo a nossa casa. Em ambas as turmas, serão explorados os ambientes do reino animal e os cômodos de uma casa, respectivamente”. Ela explica que tudo será transmitido com vivências e por meio de uma linguagem lúdica e acessível para a faixa etária desses alunos.

As turmas do Grupo 1, 2 e 3 vão trabalhar com os seguintes temas: Reciclando com as frutas, O velho vira novo e Vida no Mar. “No primeiro e no segundo grupos, os alunos vão vivenciar o conceito dos três R: Reduzir, Reutilizar e Reciclar”, diz Kelly. Já os alunos do Grupo 3, vão conhecer o habitat dos oceanos, as espécies marítimas - inclusive as que estão em extinção - e a poluição dos mares causada pelos homens.

Encerramento – A apresentação teatral também marcou o fechamento das ações voltadas para o mês do folclore, que ocorreram em agosto dentro do projeto Cultura da nossa gente. “Durante todo o mês trabalhamos com os alunos da Educação Infantil as variadas formas de teatro: sombras, mamulengo, fantoche, circo e aquele com atores reais. Além da construção dos personagens, eles ainda participaram da criação cenográfica e do figurino”, conclui Danielle Sena.