CFCTV estreia no IGTV e no YouTube

Novo canal de comunicação é mais uma ferramenta tecnológica que vem para estreitar o relacionamento entre escola, pais e alunos

CFC TV

O primeiro programa da CFCTV foi concebido pela equipe do SOPE (Serviço de Orientação em Psicologia Educacional) e coordenado por Denise Paranhos, coordenadora de sustentabilidade e novos projetos CFC, para atender a uma das demandas surgidas durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus, e que forçou a muitos países do mundo a impor isolamento social. Neste cenário, as instituições de ensino de todos os segmentos tiveram que suspender as aulas presenciais. “A ideia de se criar mais um canal de comunicação, desta vez em formato de televisão, veio em meio às discussões sobre como manteríamos os laços do colégio com alunos, pais e professores”, lembra Denise.

Há cerca de 20 anos, a implantação de canais de televisão nas instituições, sejam públicas ou privadas, tornou-se muito comum, sendo, portanto, uma ferramenta de comunicação interna consolidada em todos os segmentos. “Frente ao desafio urgente de nos aproximar uns dos outros por meio da tecnologia, percebemos que o modelo das lives estava começando a saturar e encontramos na CFCTV uma possibilidade mais ampla de mostrar tudo o que fazemos dentro do colégio e que, muitas vezes, passa despercebido pelos pais”, justifica Gláucia Lira, diretora de Marketing e Novos Projetos do CFC.

Ela já adianta que a audiência aumentou muito com o novo formato. “Tínhamos no máximo 600 pessoas participando das nossas lives. Agora, pelo IGTV e YouTube, só no primeiro programa alcançamos quase duas mil visualizações”. Apesar de ter surgido com o propósito de atender a uma demanda específica, a televisão do CFC tem tudo para ser amplamente útil. “É um canal que pode ser usado para transmissão de aulas, palestras, debates, reportagens, comunicados e prestação de serviço”.

O programa de estreia da CFCTV foi posto no ar na quinta-feira 16 de julho. “Decidimos começar com a Educação Infantil para mostrar as reformas e adaptações realizadas pelo CFC para o retorno às aulas presenciais quando o Governo de Pernambuco autorizar. Estamos mostrando aos pais que todas as medidas exigidos pelas autoridades sanitárias foram rigorosamente implantadas no CFC”, destaca Gláucia Lira.

Educação Infantil em Foco

A dentista Angélica Galvão, mãe das alunas Beatriz e Helena Galvão, 8 e 4 anos respectivamente, é uma das personagens que protagonizaram o programa. “O CFC sempre está à frente nas suas decisões”, observa ela elogiando a iniciativa do colégio. “Muitos de nós pais não tínhamos familiaridade com as redes sociais, mas, por conta do isolamento social, fomos obrigados a viver os novos tempos e a criar mais intimidade com as tecnologias”, diz ela. E conclui: “Tudo o que for feito para aproximar os pais da escola onde os filhos estudam eu aprovo”.

O segundo programa deu foco ao Ensino Médio e foi dirigido àquela galerinha que já nasceu no berço da tecnologia. “Achei muito legal o colégio abrir esse canal para mostrar ao mundo o seu propósito, a própria essência, mostrar o que de fato faz e provar que nada aqui é fake”, diz a aluna do 3º ano Médio Isabel Monteiro, 17 anos, que está se preparando para fazer o Enem. Bebel, como é conhecida no colégio, é uma das personagens do segundo programa, que vai ao ar nesta quinta-feira 23