HAJA: Mudanças, desafios e ações!

Atualizado: 30 de nov. de 2022

Na última quarta (23), os estudantes do pré-médio e do ensino médio vivenciaram o primeiro encontro HAJA, no auditório do Ecoprédio Rute Vitalino, com participações especiais do Pr. Dr. Augustus Nicodemus, do M.C. Victor Mesquita e do Pr. Waldemir Lopes. Eles abordaram os temas: “A escola acabou, e agora?” e “A fé em cheque e a fidelidade na adversidade”.

Pr. Waldemir Lopes; Pr. Dr. Augustus Nicodemus e M.C. Victor Mesquita.

O HAJA iniciou com tudo e trouxe orientações e reflexões, com base na fé cristã, que sustentarão nossos alunos no enfrentamento das dificuldades próprias do ambiente universitário. Nesse contexto, o Pr. Waldemir introduziu, mostrando que a nova fase, rumo ao Ensino Superior, “é um período de muitas incertezas, em que vai ser preciso amadurecer e compreender este novo ciclo que se inicia. [...] Portanto, é um período em que será necessário aprender a se desenvolver sozinho”.

Em resposta a isso, o M.C. Victor apresentou a importância de os estudantes fundamentarem e recalibrarem a sua cosmovisão, isto é, a sua visão de mundo. “Você entende a importância da sua cosmovisão, do que você acredita? O que você vai fazer quando for confrontado na universidade sobre o que você acredita? [...] Portanto, qual será a sua resposta diante dos confrontos à sua visão de mundo: fugir do debate ou apresentar as bases que norteiam sua fé?”.

Por fim, coube ao Pr. Dr. Nicodemus concluir a discussão, enfatizando que “a perspectiva dominante nas universidades é de um mundo autocriado e eterno, conhecido como materialismo ateu, e é isso que você vai precisar enfrentar. Na universidade, há uma pluralidade de pessoas, cada uma com suas crenças diversas. Portanto, é importante você conhecer bem a sua fé”.

Desse modo, os alunos foram munidos de reflexões e bases sólidas para enfrentar o ambiente tão hostil à fé que encontrarão na universidade. Ainda houve espaço para realizarem perguntas, tirar dúvidas, fazer considerações, além de um sorteio do livro “Cristianismo na universidade”, do Pr. Dr. Nicodemus. Foi enriquecedor!