Funcionários do CFC participam de ação de saúde

Testes para detectar a hepatite

O CFC, em parceria com o Núcleo de Assistência aos Pacientes Hepáticos (NAPHE) e com o Serviço Social do Comércio (Sesc), realizou testes nos funcionários do colégio para detectar a hepatite, doença caracterizada pela inflamação do fígado por agentes infecciosos, nessa segunda-feira, dia 24, na unidade I.

Para a coordenadora pedagógica do ensino Fundamental I, Beth Sá, a iniciativa é de grande relevância, pois a hepatite é uma doença grave e silenciosa, mas que pode ser diagnosticada de forma rápida e simples e tratada adequadamente. “Uma das formas mais simples de evitar o contágio é realizando corretamente a higiene dos alimentos”, alerta a coordenadora.

A iniciativa, que faz parte do movimento Setembro Vermelho, reuniu funcionários, prestadores de serviços, professores e toda a equipe do CFC. “O nosso principal objetivo é cuidar do bem-estar de todos os que fazem parte do colégio. ”, ressaltou Denise Paranhos, coordenadora os projetos Sustentáveis do colégio, que informou ainda que os resultados foram entregues a cada pessoa de forma sigilosa.

A psicóloga e presidente do Núcleo de Assistência aos Pacientes Hepáticos, Laís Coutinho, participou da atividade e destacou a importância dos professores como agentes multiplicadores dessas ações. “O acesso à informação é importante na prevenção da doença. Se o paciente diagnosticar a hepatite de forma tardia, ele pode ficar com um grau de comprometimento do fígado bastante elevado. No caso da hepatite B, são três doses da vacina que estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). É importante que o paciente tome as três doses para que o tratamento possa surtir efeito. A vacina para a hepatite A está disponível apenas nas unidades particulares. A hepatite C ainda não tem vacina, mas tem tratamento com 95% de cura nos casos”, explica Coutinho. O NAPH possui uma parceria com o Instituto do Fígado de Pernambuco (IFP) e quando um paciente é diagnosticado com hepatite, ele é prontamente encaminhado ao instituto para receber o tratamento apropriado.