Aluno do CFC conquista 1º lugar em competição nacional de desenho

Lucas Calixto agora aguarda o resultado do concurso em nível internacional

Até maio, quando será divulgado o resultado mundial do Concurso de Arte ´Carro dos Sonhos´, promovido pela indústria automotiva japonesa Toyota, o aluno do Colégio Fazer Crescer, Lucas Calixto, 11, vai ter que segurar o alto nível de ansiedade que confessa estar. “Tem muita gente boa do mundo inteiro na disputa, gente que fez desenhos incríveis, mas apesar de me sentir absurdamente ansioso, eu tenho esperança de ir buscar esse prêmio no Japão”.

Mas a história desse talentoso menino, que está no 6º ano e entrou no CFC ainda no Maternal, começou lá atrás, quando ele tinha apenas 3 anos. “Ele sempre gostou de desenhar. Lembro que quando era pequeno, tudo o que eu levava comigo para ele brincar quando saíamos eram lápis e papel”. Quem revela isso é a servidora pública federal Mara Calixto, mãe de Lucas, a principal incentivadora do filho. “Estou muito feliz porque quando tomei conhecimento desse concurso incentivei Lucas a participar”, recorda.

Segundo o publicitário e ilustrador Bruno Anselmo, que é professor das oficinas de desenho artístico do CFC, a fama de Lucas no colégio já vem de anos. “Ele é um virtuose, por isso afirmo que o mérito dessa conquista é todo dele”, destaca. Há cerca de dois anos, Lucas fez um curso de desenho com Bruno e demonstrou conhecimento técnico avançado. “Ele estava à frente de todos no que diz respeito ao talento e à capacidade”.

Questionado sobre qual teria sido a fonte de inspiração para criar e executar o desenho campeão da etapa nacional na categoria B (de 8 a 11 anos), Lucas é categórico: “Os desenhos no estilo Doodle, que acompanho há anos pelos canais no YouTube”. Segundo ele, o estilo Doodle consiste basicamente na junção de várias imagens que não precisam, necessariamente, ter sentido. “Juntando essas imagens cria-se os desenhos. Fiz alguns no computador e outros à mão livre”, explica.

Espalhando Alegria Através da Arte foi o título que Lucas deu ao desenho que lhe rendeu o pódio nacional. “Existem tantas coisas ruins no mundo; por isso decidi usar a arte para me expressar e passar felicidade para as pessoas”, atesta - cheio de alegria e convicção - o menino que já é campeão, que já pode e deve comemorar muito essa conquista, e que já afirmou decidido: “Vou ser designer gráfico profissional”. O futuro de sucesso já é seu, Lucas. Todo o CFC deseja lhe ver brilhando no Japão em maio!

Lucas Calixto em 2017, com o livro que ganhou como brinde em

um concurso entre os seus colegas de sala, na comemoração de Páscoa

do CFC, por ter o seu desenho escolhido pelo professor Bruno Anselmo.

O concurso – O Concurso de Arte ´Carro dos Sonhos´ é uma competição cultural e artística lançada em 2012 pela Toyota com o objetivo de estimular a criatividade de crianças e adolescentes entre 4 e 15 anos e fortalecer o relacionamento entre a Toyota do Brasil, sua rede de concessionárias e as comunidades onde estão inseridas. No total, são três categorias: A (4 a 7 anos), B (8 a 11 anos) e C (12 a 15 anos). Na última edição, em 2018, foram 500 desenhos inscritos e todos analisados por uma comissão julgadora. O resultado da etapa nacional, com três vencedores por categoria, saiu na sexta-feira 22 de fevereiro.