Técnico do Detran faz palestra no CFC

Ação faz parte do movimento Maio Amarelo para redução de mortes no trânsito

Com um custo anual de R$ 56 bilhões com mortos e feridos, o Brasil é um dos países do mundo mais violentos no trânsito. Em 2016, foram perdidas 27 mil vidas, segundo o levantamento do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV). Essa trágica realidade se agravou em 2017, quando 34 mil pessoas morreram em colisões nas cidades e estradas do país. “As mortes no trânsito são evitáveis. Uma redução de 5% na velocidade do seu carro, por exemplo, diminuiria em 30% o número de acidentes fatais”. O alerta foi dado pelo gerente da Escola Pública de Trânsito do Detran-PE, Ivson Correia, dentro da programação do movimento Maio Amarelo, na segunda-feira 20, para 39 alunos do 3º ano do ensino Médio do CFC.

O trágico prognóstico de 1,9 milhões de pessoas mortas no trânsito em todo o mundo até 2020, eleva a importância desse tipo de ação junto aos adolescentes. “O colégio trabalha o tema o ano inteiro, logo nos primeiros anos do Fundamental, mas nessa faixa etária a relevância cresce porque todos aqui terão a habilitação em breve”, observa Amenaide Pessoa, coordenadora do ensino Médio. “Essas ações geram o engajamento dos alunos e facilita o aprendizado”, completa Denise Paranhos, coordenadora de Projetos Sustentáveis do CFC.

Breno Araújo, 17, e Nicolle Gattas, 16, saíram empolgados da palestra. “Achei bem inteligente a analogia do tema com os super-herois”, justificou o aluno, que já planeja ter a habilitação logo que fizer 18 anos, em abril de 2020. “Eu também gostei muito porque ele trouxe a temática do trânsito de maneira bastante acessível e isso fez com que nos sentíssemos próximos da realidade”, finaliza Nicolle.

Maio Amarelo - é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, com o objetivo de colocar em pauta, para a sociedade, o tema trânsito, estimulando a participação da população, de empresas, dos governos e entidades. No dia 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Por conta disso, o mês de maio se tornou uma referência mundial para uma análise geral das ações que o mundo inteiro realiza. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), se nada for feito, em 2020 cerca de 1,9 milhões de pessoas devem morrer no trânsito no mundo inteiro, e a perspectiva desse número aumenta em 2030, quando são estimadas 2,4 milhões de mortes. Durante esse período, entre 20 e 50 milhões de pessoas vão sobreviver aos acidentes, mas terão sequelas.