top of page

Novidades

Novidades, eventos e notícias ligados à rotina do colégio. Siga nossas redes sociais pra saber de tudo em tempo real.

Como controlar a ansiedade para o 2º dia de ENEM: nossa psicóloga, Leandra Gueiros, dá conselhos aos candidatos

ree

A segunda parte do Enem acontece no próximo domingo (16), e muitos estudantes vivem o desafio de lidar com a ansiedade — aquela mistura de expectativa, medo de errar, comparação com os outros, e a pressão pelo resultado.

A psicóloga Leandra Gueiros, do Colégio Fazer Crescer, preparou algumas orientações práticas para quem está nessa fase.



A especialista destaca que pensar no que o aluno tem construído, sua trajetória é algo positivo e construtivo. Isso traz mais confiança e segurança aos candidatos.



“É muito importante a gente fazer esse resgate dos pensamentos positivos. Não pensamento positivo aleatório baseado em achismos, mas pensamentos positivos baseados naquilo que o aluno tem construído ao longo do tempo. Então, minha trajetória como aluno, minha dedicação ao longo do ano, quantos e quantos simulados que foram realizados ao longo do ano, parecidos com essa prova que eu vou realizar”, disse Leandra.



“Estou segura, sei o que vai aparecer na prova. E para isso a gente precisa ter uma intencionalidade em afastar os pensamentos intrusivos negativos. Isso é muito importante, não só no dia, mas a gente começar a tratar dentro da gente, a trabalhar isso, de quando os pensamentos intrusivos vierem negativos, a gente afasta, resgata os pensamentos positivos”, acrescentou.



E A RESPIRAÇÃO?


Com a ‘tensão pré-Enem’, a tendência é que o nervosismo tome conta do aluno. Logo, o coração acelera, a expectativa e a ansiedade tomam conta e o candidato pode ter o famoso “branco” antes de a prova começar. Por isso, Leandra dá uma dica simples e muito funcional: respire.


“Sempre que você sentir que você começa a desregular, o coração batendo mais acelerado, a respiração um pouco mais curta... Então, resgate essa respiração mais alongada, com mais inspiração mais profunda, um tempo segurando o ar e uma expiração mais lenta e tranquila. Isso você faz com que seu organismo regule os batimentos cardíacos para voltar a estar no estado normal. Você pode tratar isso e começar a trabalhar essa questão em você, nas suas percepções ao redor, em vários momentos da vida”, explicou.



UMA BOA NOITE DE SONO PODE AJUDAR NA PROVA?


Para o dia a dia, todas as pessoas precisam dormir de sete a oito horas. Para o estudante que for fazer a prova, não é diferente: uma boa noite de sono é fundamental para o sucesso no ENEM, pois reativa a memória e ajuda na recuperação do conteúdo estudado na preparação.


“O sono é fundamental! Muito importante, porque quando a gente dorme bem, a gente consegue resgatar em nossa memória informações de forma mais rápida e diretiva. Então, é importante que os alunos e as pessoas que estejam realizando o ENEM comecem a ter um hábito mais saudável, de sair de tela mais cedo, de ter uma atividade física que não seja intensa, especialmente no dia anterior ao ENEM, e que eles consigam ter uma alimentação também mais saudável nesses dias. Se esforcem para isso, precisa ser algo intencional também”, comentou a psicóloga do CFC.



OUTRAS DICAS DA PSICÓLOGA:


ALIMENTAÇÃO

“Importante não sair pra comer em lugares desconhecidos, não comer alimentos fora do que você está habituado a comer. Então, se alimentar com mais frutas, legumes, uma alimentação mais leve, algo que seja mais tranquilo para sua digestão para que você esteja com a disponibilidade maior na hora da prova”.



LAZER

“Ele é importantíssimo, porque é natural que as pessoas que vão realizar o ENEM estejam mais tensas quando ele se aproxima. Que você relaxe com atividades familiares, saídas com os amigos, mas cuidado para não serem atividades muito cansativas e exaustivas para não chegar tarde, evitar a bebida alcoólica, para que você esteja realmente com seu corpo e mente disponível”.



DICAS PARA OS FAMILIARES

“Você, pai, mãe, avô, avó que está pertinho aí dessas pessoas que vão realizar o ENEM, fique atento, cuidadoso, chegue junto, seja carinhoso, traga um mimozinho que a pessoa gosta. Dê palavras afirmativas sem colocar pressão. Permita que essa pessoa relaxe mais, tenham dias antecedentes a essa avaliação mais tranquilos. Gerar um ambiente em torno mais favorável é bem importante”.

 
 
 

Comentários


whatsapp-logo-color-symbol.png
bottom of page